Wednesday, February 07, 2007

DGV contesta «armadilhas» no Eixo Norte/Sul

in "Portugal Diário"
2007/02/07 | 12:58
Traçado perigoso motiva queixa-crime na Procuradoria Geral da República
MAIS:
Queixa-crime por falhas graves no Eixo Norte-Sul
Acidentes: de quem é a culpa?
Curvas perigosas que causam acidentes no Eixo Norte-Sul, Lisboa, é um dos argumentos do Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC) na queixa-crime que apresenta esta quarta-feira na Procuradoria-Geral da República, já contestado pela Direcção-Geral de Viação, refere a Lusa.

Um dos pontos «negros» identificados pelo Observatório de Segurança e das Cidades no Eixo Norte-Sul está no trecho imediatamente antes do Aqueduto das Águas Livres, onde uma sucessão de lombas esconde uma curva apertada.

Para o presidente do OSEC, o engenheiro Francisco Salpico, este troço é «uma armadilha» para milhares de carros passam todos os dias por ali a caminho da Ponte 25 de Abril ou Alcântara.

De acordo com o Observatório, são registados quase 300 acidentes por dia no Eixo Norte-Sul.

«Traçados revistos e curvas corrigidas» são as recomendações do OSEC, que critica a «inacção dos responsáveis que insistem em manter as condições de perigo para os utentes da estrada».

O Observatório tinha previsto entregar igualmente uma queixa-crime em relação ao traçado da Auto-Estrada do Oeste (A8), mas essa diligência atrasou-se «por necessidade de confirmar valores de algumas curvas» da via, explicou o presidente do organismo.

Segundo o responsável, na origem das queixas está um estudo de 2005 que identificou algumas vias com traçados perigosos, com curvas que violam as regras de segurança, entre elas o Eixo Norte/Sul, a A8 (Lisboa/Leiria) e o Itinerário Principal 4 (Porto/Bragança).

No entanto, a Direcção-Geral de Viação (DGV) disse que «não estão identificados nestas vias troços perigosos».

Os dados da sinistralidade disponibilizados pela DGV apontam para um total de 412 acidentes com vítimas no Eixo Norte-Sul nos últimos seis anos, dos quais resultaram oito mortos, 37 feridos graves e 537 feridos ligeiros.

Quanto à A8, os registos oficiais apontam para 858 acidentes com vítimas desde 2000, que provocaram 39 mortos, 95 feridos graves e 1202 feridos ligeiros

1 comment:

Sobreda said...

Sobre o mesmo assunto em epígrafe foi publicado em 28 de Fevereiro um artigo no URL http://osverdesemlisboa.blogspot.com/2007/02/assembleia-municipal-de-lisboa.html sobre uma Moção referente ao Eixo Norte/Sul apresentada na Assembleia Municipal de Lisboa e que foi aprovada por unanimidade.
Ainda sobre a "Segurança no Eixo Norte-Sul" foi também publicado, no dia 1 de Março, um artigo no URL http://cdulumiar.blogs.sapo.pt/tag/eixo+norte-sul e para os quais antecipadamente se agradecem comentários.